terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Decisões e Consequências.



Decisões e Conseqüências!

    Não sei há quanto tempo você ouviu falar na história de um grande herói do povo de Deus, chamado Sansão. Hoje em dia, devido à série que iniciou na TV, você deve ter relembrado.

Já deve ter aprendido algo com a experiência de Sansão com Dalila, uma história cristã bem conhecida em nossos dias. Realmente Sansão foi alguém incrível durante toda a sua vida. Um homem separado por Deus, alguém que Deus queria usar como instrumento para libertação de seu povo. E, durante muito tempo, Sansão foi esse homem.

Até o momento que, levado por seus próprios desejos, vontades, ignora os planos e a vontade de Deus pra sua vida. Não que ele não quisesse mais ser instrumento do Senhor, ele queria, mas do seu jeito. Não queria mais se submeter a tudo aquilo que o Senhor havia designado. E ele tinha liberdade pra isso. Aliás, todos nós temos.

Mas as suas escolhas fizeram-no perceber fatores importantes:

1 – Só a vontade de Deus é perfeita: Nós desejamos muitas coisas, planejamos, queremos, idealizamos... Mas nem sempre isso tudo nos traz resultados positivos. Deus é o único que tem perfeição em tudo, inclusive naquilo que deseja pra nós. Mas ao mesmo tempo, não nos impede de realizarmos o que nós queremos.
Ele sabia que era separado, consagrado ao Senhor, mas ainda sim buscou casamento fora do seu arraial, indo contra o desejo do Senhor. O problema não está necessariamente no casamento apenas, bem como não estava no fruto que Eva e Adão dividiram. Está em desobedecer a uma ordem de Deus. Não que Deus castigue. Mas ele não isenta-nos das conseqüências.
Uma mãe pode orientar o filho durante toda a sua vida sobre o que é certo ou errado. Mas chegará um dia em que ele tomará a decisão, quer certa quer não. Nós temos liberdade pra fazermos o que queremos. Mas só a vontade do Senhor é perfeita e não faz mal.


2 – Só a presença de Deus pode nos fortalecer e capacitar: Enquanto Sansão estava obedecendo e andando na presença de Deus, era descomunalmente forte. Sua força era de um exército. A forma com que ele mata um leão, por exemplo, é algo que só poderia acontecer com a capacidade dada por Deus.
Enquanto andou na presença de Deus, não havia quem pudesse contra Sansão. Ele era o cara. Enquanto ele estava decidido a andar com Deus, nunca lhe faltaram força e capacitação. Se escolhermos seguir sem Deus, temos que arcar com as conseqüências que isso causa.


3 – Só o arrependimento foi capaz de restaurar a Sansão suas forças:Depois de traído, vencido, humilhado, frustrado, Sansão arrepende-se das suas decisões. Mais ainda sim, algumas das consequências já não podiam ser evitadas. Pagou muito caro por não fazer as escolhas certas.
No final de tudo ele decide usar sua vida como instrumento novamente para Deus. Todos aqueles opressores e servos de Dagom foram mortos porque Sansão se arrependeu. Ainda que cego, o coração arrependido moveu Deus para restaura-lhe as forças.

Conclusão.
Na vida tomamos decisões desde que acordamos. Algumas decisões são mais acertadas que outras. Fico pensando em quantas decisões equivocadas que já tive ao longo da minha vida. Sansão não foi diferente de nós. Foi vitorioso no final, mas acabou de forma trágica.

Certamente se não tivesse tomado algumas atitudes, certamente seria por muito mais tempo instrumento de Deus para proteção de Israel. Mas suas decisões erradas geraram em sua vida conseqüências inevitáveis.

Que a cada dia possamos buscar em Deus orientação para podermos tomar decisões acertadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário