terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pioneiros do Evangelho.





Missionário Gunnar Vingren

Gunnar Adolf Vingren nasceu em Ostra Husby, Ostergotland, Suécia, a 8 de agosto de 1879. Era filho de pais batistas, que lhe ensinaram desde cedo a trilhar nos caminhos santos.
No verão de 1909, Deus encheu o coração de Vingren com o desejo de receber o batismo no Espírito Santo. Em novembro daquele ano, visitou a PIB Sueca em Chicago, onde após cinco dias de busca incessante, foi revestido de poder, falando em outras línguas. Foi nessa conferência que conheceu Daniel Berg, que se tornaria mais à frente seu grande amigo.
Chegou ao Pará em 19 de novembro de 1910.
Em 18 de junho de 1911, nascia a Missão de Fé Apóstolica, que em 11 de janeiro de 1918 mudou de nome para Assembleia de Deus.
Conheceu sua esposa, Frida Strandberg, em sua viagem aos EUA em 1º de agosto de 1917, casando em 16 de outubro do mesmo ano.
Vingren fundou o jornal Mensageiro da Paz em 1930, que se tornou o órgão oficial das ADs.
Retornou à Suécia em 15 de agosto de 1932, falecendo em Tallang, no dia 29 de junho de 1933.



  Frida Vingren

Nascida em junho de 1891, no norte da Suécia, Frida Strandberg era de uma família de crentes luteranos. Formou-se em Enfermagem chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava.
Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus, em 24 de janeiro de 1917. Pouco depois recebeu o batismo no Espírito Santo e dom de profecia.

O chamado para a obra missionária sempre a impulsionou. Frida veio para o Brasil no ano de 1917, enviada pela igreja sueca e obedecendo ao chamado de Deus.

Frida casou-se com o pastor Gunnar Vingren (fundador das Assembléias de Deus no Brasil) em 16 de outubro de 1917 em Belém do Pará, numa cerimônia presidida pelo missionário Samuel Nyström. O casal teve seis filhos: Ivar, Rubem, Margit, Astrid, Bertil e Gunvor.

Muitas vezes quando seu marido viajava, era irmã Frida quem o substituia pregando e dirigindo os trabalhos.

Frida faleceu em 30 de setembro de 1940, sete anos após o falecimento do marido.



 



Missionário Daniel Hogberg


Daniel Hogberg, nasceu a 19 de abril de 1884, na pequena cidade de Vargon, na Suécia, às margens do lago de Vernern.
Quando o Evangelho começou a entrar nos lares de Vargon, seus pais, Gustav Verner Hogberg e Fredrika Hogberg, o receberam e ingressaram na Igreja Batista. Em 1899, Daniel converteu-se e foi batizado nas águas. Em 1902, aos 18 anos, deixou seu país.
Em 1909, em meio à viagem de retorno aos EUA, após uma visita a seu país, Daniel orou com insistência a Deus, pedindo o bastismo no Espírito Santo. Ao aproximar-se das plagas norte-americanas, sua oração foi respondida.
Juntamente com seu amigo Gunnar Vingren, chegou ao Pará em 1910, onde iniciaram a AD.
No início de 1920, Daniel visitou a Suécia, onde enamorou-se com a jovem Sara, com quem se casou em julho daquele ano. Em março de 1921 retornou ao Brasil.
Daniel Berg sempre foi muito humilde e simples. Em suas pregações sempre demonstrou essas virtudes.
Em 1963, aos 79 anos. Daniel Berg passou a descansar nas moradas celestiais.
                                              
   Paulo Leivas Macalão

. Em 1930, aproveitando a presença do grande líder pentecostal da Suécia, missionário Lewi Petrus, e sentindo convicção da chamada de Deus ao jovem Paulo Leivas Macalão, o missionário Gunnar Vingren o separa para o pastorado em 17 de agosto, dando maior impulso a seu trabalho evangelístico, tendo o mesmo a alegria e privilégio de inaugurar em Bangu a 1 de janeiro de 1933 o primeiro Templo próprio das Assembléias de Deus no Distrito Federal, Sudeste e Sul do país, incrementando a evangelização em vários Municípios do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e posteriormente no Distrito Federal, onde a hegemonia e predominância do Ministério de Madureira, é fato notório e espantoso, tendo dentro desta sua visão missionária, enviado os primeiros pregadores pentecostais para o Sul Fluminense, começando o trabalho das Assembléias de Deus nesta região do Estado em Resende, Piraí , Barra do Piraí e depois pelo Brasil.



 Missionário  Herbet Hordlun

Nasceu na Suécia a 2 de setembro de 1912. Converteu-se ao Senhor a 10 de outubro de 1922, na rua 56, em Nova Iorque, quando a caminho do Brasil, onde chegou a 2 de fevereiro de 1924.
Foi para Porto Alegre, sendo batizado nas águas a 19 de outubro de 1924, e no Espírito Santo, a 5 de julho de 1935, quando então recebeu a chamada definitiva para o ministério.

Viajava por todo o Estado do Rio Grande do Sul, pregando o Evangelho e ministrando estudos bíblicos, aconselhando e animando outros obreiros.

No dia 25 de outubro de 1949, na cidade de Porto Alegre, com apenas 36 anos, foi chamado para estar com o Senhor.

                                         
       
                                         
 
 Celina Albuquerque
 
Celina Albuquerque foi a primeira pessoas, em solo brasileiro, a ser batizada com o Espírito Santo
Nasceu em Manaus, AM, a 19 de setembro de 1874, filha de José Martins Cardoso e de Cândida Rosa de Aguiar Cardoso.

No Pará, converteu-se a Cristo, na Primeira Igreja Batista de Belém que, na época, era pastoreada por Almeida Sobrinho, por quem Celina foi batizada, no batistério do templo à rua João Balby, 406.

Em 1910, chegaram os pioneiros do Movimento Pentecostal, que começaram a ensinar a doutrina do Espírito Santo que traziam em seus corações. Celina se interessou pelo que eles pregavam e, crendo na verdade, passou a buscar a promessa de Jesus Cristo.

Com a idade de 95 anos, a fiel anciã foi chamada ao descanso eterno, a 27 de março de 1969, em Belém do Pará.
Hoje o Brasil é o maior país pentecostal do mundo. Levantamento de um instituto americano indica que o país reúne 24 milhões de crentes penctecostais de várias igrejas.



                                                                  
 Orland Boyer



Orland Spencer Boyer naceu em Bedford, Iowa, Estados Unidos, em 5 demarço de 1893. Em março de 1914, casou com Ethel Beebe. Dedicado aoministério de anunciar a Palavra de Deus, o casal chegou ao Brasil em1927, enviado pela Igreja de Cristo. Retornou aos Estados Unidos em maio de 1935. Lá sua esposa foibatizada no Espírito Santo em uma reunião em Oklahoma. Pouco tempodepois, na igreja de Peoria, em Tulsa, ele teve a mesma experiência.Foi o Departamento de Missões da AD em Oklahoma que os enviounovamente ao Brasil. Boyer trabalhou nos Estados de Pernambuco,Alagoas, Ceará, Santa Catarina e São Paulo. Orlando Boyer renunciou a toda espécie de regalias pessoais e custeoua publicação de novos livros, economizando dinheiro de obras jápublicadas. Nas suas últimas horas de vida, ainda pensou em novoslivros para o Brasil. Ele publicou 131 obras, sendo 16 de sua autoriae as outras traduções por ele feitas. Em 21 de abril de 1978, partiu "para a cidade onde as lágrimas nãocorrem e o descanso é eterno".

Nenhum comentário:

Postar um comentário