quarta-feira, 29 de junho de 2011

A CONSEQUÊNCIA DA FÉ

            Cri por isso falei, pois as obras são como consequência da fé e não como causa da fé, de nada valeria os que pregam sem crer naquilo que pregam, estes professam palavras vazias de vaidade e engano que é o que seus corações estão cheios, pensam que por estarem profetizando lhes será concedida entrada no reino dos céus, tentando assim a Deus, invalidando o sacrificio de cristo e querendo anular a nova aliança que vem pelo seu sangue e por sua maravilhosa e insondável graça. Não pregamos para ser justificados, mas sim porque fomos justificados é que pregamos, e fomos justificados porque Jesus Cristo no madeiro levou sobre si mesmo todas as nossas iniquidades! Os que pregam ou fazem qualquer coisa na tentativa de se salvarem certamente ouvirão do Senhor naquele dia, apartai-vos de mim vós que praticais a iniquidade (!), no entanto os que pregam porque foram salvos, estes serão chamados benditos do Pai celestial, pois fizeram suas obras em honra a Deus e não em honra a si próprios, crendo que Cristo morreu por suas culpas e ressucitou para sua justificação vivem agora também para que Ele seja glorificado e o Pai nele seja glorificado, reconhecendo então que de Deus vem as boas obras as quais Deus mesmo preparou para que andássemos nelas.
                                                                                                                                                                                                             Os que foram salvos agem não como que tenando mostrar que de si mesmos tem alguma virtude, assim como está escrito, um homem não pode ter nada que não tenha recebido do alto, e se ele recebeu não há porque gloriar-se e sendo assim toda presunção, jactância, soberba ou orgulho e dureza de coração é excluído, pois Deus resiste ao soberbo mas dá graça ao humilde e todo que se humilhar será exaltado mas o que a si mesmo se exaltar será humilhado. Esqueçamos portanto de vez a doutrina de salvação pelas obras, mas saibamos que como cristãos já não podemos mais permanecer no pecado, pois a semente do bem habita em nós, isso é, se recebemos com mansidão a Cristo e sua palavra em nossos corações. Não querendo lançar dúvida aos corações, mas propondo que cada um examine-se a si mesmo para ver se permanece na fé para que possamos correr de bom animo a carreira que nos está proposta, com firmeza de animo e coração, sejamos imitadores de Jesus Cristo, para o que fomos chamados, e também cremos que Deus pelo Espírito que nos foi dado nos deu também capacidade e todas as coisas relativas a piedade e a vida eterna juntamente com Cristo Jesus, para que vivamos nossa curta existência terrena de forma justa, sobria e piedosa em Cristo Jesus, cheios da alegria que desce do alto, ainda que por um pouco de tempo passemos por provações saibamos que elas resultarão na prova da nossa fé que é mais preciosa que o ouro e olhando sempre para Cristo e tendo isto firme em mente, que fiel é aquele que os chamou e assim como começou a boa obra também a há de terminar, possamos correr sem desanimar a carreira da perseverança com amor que nos está proposta pelo reino que nos foi prometido e confiado junto com nosso Salvador Jesus Cristo e o nosso Pai que está nos céus. Venha a nós o teu reino Senhor Jesus e seja feita a tua vontade, assim na terra como é nos céus, Amém!

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário