terça-feira, 14 de junho de 2011



       Há diferença entre o ímpio e o justo? 




             
A Bíblia diz que há uma brutal diferença entre ambos. Vejamos antes o significado e o conceito destas duas palavras. O vocábulo ímpio significa aquele que não tem fé e despreza a religião. É o homem sem Deus, no seu estado natural. É também o contrário de pio que é aquele que pratica a piedade ou caridade. Justo, de acordo com o dicionário é o que julga e procede segundo a eqüidade; probo; reto e integro. O sentido teológico, porém é aquele que foi justificado por Cristo, teve os seus pecados perdoados e, aos olhos de Deus, é uma nova criatura.

Na Palavra de Deus encontramos muitas figuras ilustrando a diferença entre ambos. Vejamos algumas comparações:


OS ÍMPIOS SÃO SEMELHANTES A:

-Arbusto solitário no deserto: Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Jeremias 17:6.
-Espinheiro: O melhor deles é como um espinheiro; o mais reto é pior do que uma sebe de espinhos. É chegado o dia anunciado por tuas sentinelas, o dia do teu castigo; aí está a confusão deles. Miquéias 7:4.
-Árvore verde que passa ligeiro: Vi um ímpio prepotente a expandir-se qual cedro do Líbano. Passei, e eis que desaparecerá; procurei-o, e já não foi encontrado. Salmo 37:35,36.
-Relva verde que murcha ligeiro: Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Salmo 37:2.
-Palavra que o vento espalha: 
Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Salmo 1:4.
-Folhas impelidas por um redemoinho: Deus meu, faze-os como folhas impelidas por um 
remoinho, como a palha ao léu do vento. Salmo 83:13


OS QUE CONFIAM NO SENHOR SE ASSEMELHAM A:

-Árvores plantadas junto às águas:
Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende 
as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano 
de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:8.
-Oliveira verde: Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre. Salmo 52:8.
-Palmeira: O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Salmo 92:12.
-Vinha: Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano. Oséias 14:7.
Pr. Gerson Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário